O atleta Jonathan Cruz Ventura, 15 anos, permanece internado no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz, e apresenta quadro estável, com melhora na respiração e sem febre. Jonathan ficou gravemente ferido no incêndio que atingiu, na sexta-feira (8), o Centro de Treinamento do Flamengo, conhecido como Ninho do Urubu, em Vargem Grande, na zona oeste do Rio. Dez atletas, entre 14 e 16 anos, das categorias de base do clube, que dormiam no alojamento, morreram no incêndio.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde Jonathan está “hemodinamicamente estável, com melhoras nos parâmetros respiratórios”. O boletim médico divulgado no fim da manhã de hoje (11) informa que “a sedação foi suspensa e ele não apresentou febre nas últimas 24h”. Também foi submetido a nova broncoscopia, que “mostrou melhora das lesões pulmonares”, além de ter passado por banho das queimaduras profundas, “que não mostrou piora das lesões”.
Cinco das vítimas foram enterradas ontem e as outras cinco serão sepultadas hoje.
Prefeitura
A prefeitura informou, em nota, que o prédio e o contêiner atingidos não possuem certificado de autorização dos Bombeiros e que, portanto, “não estava apto a operar”, já que a corporação é a única com atribuição para emitir tal licença.
A Secretaria Municipal de Urbanismo informou que a licença em vigor para o empreendimento é apenas para as obras, com validade até março de 2019. Porém, o Flamengo não teria apresentado a documentação relativa ao alojamento. A prefeitura vai abrir uma investigação esta semana para apura o caso. O Clube do Flamengo e os engenheiros responsáveis pela obra serão chamados para prestar esclarecimentos.