Pernambuco apresenta aumento nos casos de Esporotricose

(Foto: Domínio Público/ UFRB)


A esporotricose, uma doença causada por fungos tem apresentado um crescimento de casos no Estado de Pernambuco, nos últimos quatros anos foi registrado um aumento de 63,07. De acordo com a Secretária Estadual de Saúde (SES-PE), em 2018 foram registrados 176 casos e esse número aumentou em comparação aos dados colhidos em 2022 que subiram para 287.

A Secretaria informou que a doença é classificada como uma zoonose emergente de interesse estadual e de notificação compulsória, neste ano de 2023 já foram registrados cerca 155 casos da doença no estado.

Todos os casos humanos que apresentem suspeita clínica devem ser informados as unidades de saúde para registro no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), através da Ficha Individual de Notificação (FIN) para registro de diagnóstico e tratamento.

A doença é causada pelo fungo Sporothrix schenckii e pode ser transmitido por meio de materiais contaminados como espinhos, lascas de madeira, vegetais em decomposição, também por arranhões, mordidas, contato direto com a pele de animais contaminados, sendo mais comum nos felinos.

Os sintomas se manifestam por meio de lesões na pele com caroços vermelhos que podem virar feridas, geralmente nos braços, pernas e rostos. O tratamento é feito com remédios antifúngicos aplicados por pelo menos seis meses e o paciente deve procurar um dermatologista para avaliar a gravidade das lesões e descartar outras possíveis doenças com sintomas semelhantes.

Fonte: Reprodução das informações Rádio Cidade 997 Caruaru

Você vai tomar a vacina contra a Covid 19 ?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

+ lidas