(Foto: Reprodução)
Nessa quinta-feira (23), o Banco Central (BC) divulgou comunicado para alertar os correntistas de que um falso aplicativo, oferecido por anúncios na rede social Facebook, promete a verificação de valores a receber, mas se trata de um golpe. A consulta de valores e o pedido de resgate são feitos exclusivamente pelo site do Banco Central, sem exigir o pagamento de taxas, como ocorre no anúncio.
Os recursos esquecidos no sistema financeiro devem consultar apenas na página oficial do Banco Central, segundo a nota. O acesso ao sistema exige conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. O BC ainda esclarece que, além de não existir o aplicativo, não envia links, nem e-mails a correntistas
Caso o consumidor já tenha sido vítima do golpe, a instituição financeira orienta que o cidadão deve procurar a polícia, registrar um boletim de ocorrência, procurar o banco ou a operadora do cartão de crédito para denunciar o golpe e pedir o estorno do valor. A vítima também deve fazer uma reclamação contra a empresa desenvolvedora do aplicativo no Procon local.