(Foto: Reprodução)
Termina na próxima quinta-feira (30), a segunda etapa da campanha Pernambuco Sem Aftosa. O objetivo é que os produtores de todo o estado adquiriram o imunizante para vacinar bovinos e bubalinos com idade de zero a 24 meses. A doença transmitida pelo vírus da aftosa é altamente contagiosa e afeta principalmente os bovinos.
A declaração da vacinação deve ser feita nas unidades regionais ou no site da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) até 15 de dezembro. O produtor que perder o prazo está sujeito a penalidades como multas por cabeça de gado não vacinada e por propriedade, além de sanções como impedimento de movimentar os animais, participação em eventos agropecuários e acesso a incentivos estaduais voltados para o segmento agropecuário.
Segundo a Adagro, a estimativa é que na segunda etapa sejam imunizados cerca de 710 mil animais. Pernambuco não registra casos de febre aftosa desde 1998, mas, precisa manter a vacinação do rebanho de bovinos e bubalinos acima 90% para manter o reconhecimento de área livre pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.