(Foto: Reprodução/ Marcello Casal Jr)
Mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas que nasceram em janeiro, fevereiro e março, em todo o Brasil, vão ser notificadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para que realizem a prova de vida. Vale lembrar que desde o ano passado não é mais necessário fazer a prova nas instituições bancárias de forma presencial.
A comprovação agora é feita pelo INSS, usando a base de dados deles, de entidades ou instituições que são administrados ou mantidos pelos governos federal, estaduais e municipais, além das instituições privadas.
O INSS informou que esses segurados nascidos no primeiro trimestre do ano se enquadram nos casos que não foi possível cruzar os dados via INSS e fazer a comprovação de vida. Eles receberão via aplicativo Meu INSS, Central 135 ou notificação bancária a notificação da necessidade de fazer a comprovação.
A estimativa é que aproximadamente 3 milhões de segurados foram notificados, além dos mais de 1,2 milhão que fizeram aniversário em março e foram notificados nessa quinta-feira (01) e não realizaram a prova de vida há mais de um ano.
Após dois meses da notificação, se o segurado não comprovar que está vido, o benefício deve ter o pagamento bloqueado.
Confira abaixo como pode ser feita a comprovação:
Acessar o aplicativo Meu INSS ou apps que tenham certificação e controle de acesso
Atendimento em Agência da Previdência Social
Receber pagamento de benefício com biometria
Fazer empréstimo consignado com biometria
Fazer atualizações no Cadastro Único (CadÚnico)
Os segurados ainda podem realizar a prova de vida presencialmente, em agências bancárias e unidades do INSS