Foto Reprodução
Nessa terça-feira (27) o Brasil ultrapassou os 970 mil casos prováveis de dengue, as informações são do Ministério da Saúde, os dados vão até a semana epidemiológica 8, encerrada no sábado, 24, e foram anunciados nesta terça, 27. Isso significa que, em dois meses, o País já registrou mais da metade (58,6%) de todas as notificações do ano passado, quando 1,65 milhão de infecções foram observadas.
Alguns estados, na maioria do eixo Centro – Sul do Brasil e 154 municípios decretaram emergência. A nível nacional, a incidência da dengue é de 479,3 casos a cada 100 mil habitantes – a maioria dos decretos ocorreu após a cidade ou estado ultrapassar os 300 casos/100 mil habitantes.
A estimativa do Ministério da Saúde é de que, neste ano, o Brasil atinja 4,2 milhões de casos. É mais do que o dobro dos registros do ano passado e algo nunca visto antes no País.
Um dos motivos para a previsão nada otimista é que, após muitos anos, os quatro sorotipos da dengue circulam no País, embora DENV-1 e DENV-2 prevaleçam. Além disso, há a influência das mudanças climáticas e do El Niño, que causam aumento de temperatura, e um ritmo anormal de precipitações.