(Foto: Reprodução)
Nesta quinta-feira (21), a Receita Federal abriu a consulta do lote residual do Imposto de Renda de Pessoa Física (IR), estima-se que cerca de 206 mil contribuintes que haviam caído na malha fina e acertaram as contas com a receita, receberão R$ 339 milhões.
O pagamento será feito na conta informada na declaração do Imposto de Renda no próximo dia 28. Ao todo, 205.930 contribuintes que declararam em anos anteriores foram contemplados.
A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal.
Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina. Se o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.