O Sesc Ler Buíque, no Agreste de Pernambuco, recebe no mês de julho o projeto de valorização da literatura brasileira no país, o “Arte da Palavra: Rede Sesc de Leituras”. Desta vez, será realizado o Circuito de Oralidades, na quinta-feira (5), na própria unidade, com dois nomes da literatura alagoana, o rapper Vitor Pirralho e o poeta Jorge Calheiros.
Além de rapper, Vitor Piralho é professor de Literatura Brasileira e Língua Portuguesa. Ao lado da banda Unidade, lançou os álbuns “Devoração Crítica do Legado Universal” (2008) e “Pau-Brasil” (2009). Já Jorge Calheiros, considerado o poeta dos cordéis, publicou mais de 100 livretos de cordel, sendo os mais conhecidos “Maloqueiro Zé Catacra”, “Conselho de um Velho Pai” e “O Pobre e a Medicina”. Por sua atuação na preservação da cultura oral nordestina, Calheiros é considerado Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas.
O Circuito de Oralidades tem como pretensão envolver as manifestações literárias que remetem, especialmente, à narração de histórias e à veiculação oral da poesia. Serão dois horários de atividades, às 15h, para alunos de escolas da cidade, e às 19h30 para o público geral. A entrada é gratuita.
“Com o Arte da Palavra, conseguimos envolver estudantes e pessoas que gostam de poesia e de narrativas literárias, em um universo onde o processo de criação de textos é apresentada por quem já tem vasta experiência. A partir disso, os participantes são convidados a expor seus conhecimentos em uma atividade que funciona como laboratório,” explica a professora de Artes do Sesc Ler Buíque, Gilvaneide Marques.