(Foto: Reprodução)
Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), devem ficar atentos. Nesta quarta-feira (03), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que a taxa de isenção na inscrição poderá ser solicitada entre 15 e 26 de abril.
Esse prazo também será válido para aqueles que vão fazer a edição desse ano e precisarão justificar a ausência na edição de 2023. Para solicitar a isenção, o participante deve acessar a Página do Participante e entrar com o login único do Gov.br.
Segundo o Inep, a previsão é que o resultado do pedido seja divulgado em 13 de maio também na página do participante. A partir daí, até o dia 17 de maio, os participantes podem interpor recursos contra a reprovação das solicitações. Esse processo tem resultado previsto para ser divulgado dia 24 de maio.
Para pedir a isenção, o estudante deve estar matriculado no 3º ano do Ensino Médio em 2024, em uma escola pública; ter feito todo o ensino médio em escola pública ou ser bolsista integral em escola privada; estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com a família cadastrada no CadÚnico.
Vale lembrar que a justificativa deve ser feita no caso do estudante que ganhou a isenção em 2023, não compareceu e vai solicitar isenção este ano novamente. Para justificar, o estudante deve enviar documentação, datada e assinada, que comprove o motivo da ausência, também pela Página do Participante.
Os documentos que servem para apresentar na justificativa são:
Boletim de ocorrência por assalto ou furto
Acidente de trânsito
Morte na família
Maternidade ou paternidade
Acompanhamento de familiar em algum evento ocorrido na data da prova
Privação de liberdade
Problemas de saúde
Deslocamento a trabalho
Intercâmbio acadêmico ou atividade curricular