Brasil se torna um país livre da febre aftosa sem vacinação, segundo governo federal

(Foto: Reprodução)

Nessa quinta-feira (2), o governo federal informou que o Brasil se tornou um país livre da febre aftosa sem vacinação animal. Segundo o ministério da Agricultura e Pecuária, a medida abre caminho para que o Brasil possa exportar carne bovina para países como Japão e Coreia do Sul, por exemplo, que só compram de mercados livres da doença sem vacinação.

A declaração ocorre após o fim da última campanha nacional de imunização contra a febre aftosa em 12 unidades da Federação e em parte do Amazonas. O Brasil agora precisa apresentar uma documentação para Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que vai decidir ou validar o novo status sanitário do país.

Atualmente, no Brasil, somente os estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e do Mato Grosso têm o reconhecimento internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde do Animal.

Segundo o ministério, o ciclo de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa no Brasil começou há mais de 50 anos e o último registro da doença ocorreu em 2006. O fim da vacinação exigirá protocolos mais rígidos de controle sanitário por parte dos estados.

Fonte: Reprodução das informações Rádio Cidade 997 Caruaru

O que você mais curte em nossa programação ?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

+ lidas