MPPE determina prazo para que SES-PE informe sobre abertura de UTIs pediátricas no ICIA

(Foto: Reprodução/ Mauricio Vieira)

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), informou nessa segunda-feira (17), que realizou na última sexta (14), uma audiência com a Secretaria de Saúde de Pernambuco para tratar da oferta de leitos de UTI pediátrica no Estado e que após o encontro foi firmado um prazo de cinco dias para que a pasta apresente informações sobre a abertura de 20 novos leitos, sendo dez no Hospital Barão de Lucena e dez no Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA).

De acordo com o MPPE, no Barão de Lucena, a estrutura já foi montada, mas há ainda a pendência para a abrir os leitos devido a montagem da escala dos médicos. No caso do ICIA, os leitos estão em via de serem disponibilizados, mas falta a contratação de uma empresa para hemodiálise.

Os representantes da SES-PE informaram na audiência, de acordo com a promotora de Justiça Helena Capela, dados que apontam uma redução na rotatividade do vírus que causa a bronquiolite, o que leva a uma redução no número de filas de espera, mas isso só deve ser percebido entre duas e quatro semanas.

Outro ponto que ficou acordado na audiência é que dia a pasta tem até 1º de julho para apresentar outras medidas que garantam a expansão dos leitos de UTI pediátrica no SUS em Pernambuco.

Segundo o MPPE, até a última sexta (14), 20 crianças estavam esperando um leito de enfermaria, oito esperavam um leito de UTI neonatal SRAG. Além disso, até a data, a fila de espera por leitos de UTI pediátrica SRAG tinha 53 crianças e dez estavam entubadas e aguardavam leitos de UTI pediátrica SRAG em hospitais.

Fonte: Reprodução das informações Rádio Cidade 997 Caruaru

O que você mais curte em nossa programação ?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

+ lidas