(Foto: Fiocruz/divulgação)
Segundo o boletim epidemiológico semanal sobre as arboviroses, divulgado nesta quarta-feira (26) pela Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), até o momento foram confirmados 5.823 casos de dengue, com 105 casos graves.
Desde a última atualização dos números, duas novas mortes foram contabilizadas. Seis pessoas morreram e tiveram o diagnóstico confirmado para a doença no estado.
O número de casos prováveis de dengue (casos em investigação + casos confirmados), subiu para 26.254, representando um aumento de 464,8% em relação ao mesmo período de 2023.
O boletim epidemiológico apontou ainda a investigação de 32 mortes. A investigação é realizada, inicialmente, pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município de residência do óbito. Depois disso, o caso vai para um comitê técnico de discussão de óbito, em que diversos profissionais avaliam a causa da morte.
De acordo com os dados da SES-PE, 59 municípios pernambucanos configuram baixa incidência para casos de dengue, 67 localidades apresentam incidência média e 59 cidades aparecem com alta incidência de casos.
Outras arboviroses
O Boletim registrou 4.074 casos prováveis de Febre Chikungunya, tendo incidência de 45 casos por 100 mil habitantes e, até o momento, com 798 casos confirmados.
O Zika vírus, contabiliza, atualmente, 305 casos prováveis, sendo 50 em gestantes e sem nenhuma confirmação.