Ideb 2023: PE mantém terceiro lugar no ensino médio

(Foto: Reprodução)

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, divulgado nessa quarta-feira (14), apontou que Pernambuco manteve o terceiro lugar, mesma colocação em relação ao Ideb 2021, quando foi avaliada a rede pública e privada. Apesar da nota 4,5, o desempenho ficou abaixo da meta projetada para o Estado (4,9) e da meta nacional (5,2). Apenas Paraná, Goiás e Espírito Santo ficaram à frente do Estado, com notas de 4,9 e 4,8, respectivamente. Já São Paulo e Piauí obtiveram a mesma nota de Pernambuco, 4,5.

No segmento específico da rede estadual pública, o ensino médio de Pernambuco conseguiu atingir a meta estabelecida para 2021, com uma nota de 4,5. No entanto, a rede privada enfrentou um desempenho inferior, alcançando 5,5 pontos, bem abaixo da meta de 6,8.

Pernambuco alcançou 5,7 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º). O resultado representa um avanço de 0,2 pontos a mais do que a meta estabelecida para o estado no primeiro ciclo do Ideb (2007-2021). Nos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental, Pernambuco também atingiu a meta, com 5,0 pontos.

O Ideb é o principal medidor da qualidade do ensino brasileiro no país e calcula o rendimento escolar pelas taxas de aprovação dos estudantes em determinado ano, e as médias de desempenho dos alunos nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Fonte: Reprodução das informações Rádio Cidade 997 Caruaru

O que você mais curte em nossa programação ?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

+ lidas