(Foto: Conselho Federal de Farmácia)
Nessa terça-feira (20), a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou a terceira morte gestacional de um feto diagnosticado com o vírus Oropouche, na cidade de Machados, no Agreste. O resultado da análise confirma novo caso de transmissão vertical, quando a transmissão ocorre de mãe para filho. O estado contabiliza, até o momento, 122 casos confirmados da Febre do Oropouche.
Segundo a SES-PE, a mãe do bebê, de 43 anos, não apresentava comorbidades e contava com 34 semanas de gestação. Ela apresentou sintomas condizente às arboviroses. O diagnóstico do novo caso foi realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen), a partir de amostras da mãe e do feto, que serão encaminhadas ao Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA).
Este é o terceiro caso, em Pernambuco, de transmissão vertical do vírus. As outras mortes fetais aconteceram em Rio Formoso e Ipojuca. Até agora, apenas um caso foi confirmado de que o Oropouche teria sido o motivo da morte do feto. O vírus Oropouche isolado foi identificado em pacientes dos municípios de Jaqueira, Pombos, Água Preta, Moreno, Maraial, Cabo de Santo Agostinho, Rio Formoso, Timbaúba, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Catende, Camaragibe, Ipojuca, Itaquitinga, Macaparana, Sirinhaém, Bonito, Garanhuns, Aliança e Machados.