(Foto: Divulgação)
O governo estadual, apresentou nessa terça-feira (10), uma proposta para abrir uma consulta pública para planos regionais de saneamento e a proposta de concessão dos serviços de saneamento. O objetivo é impulsionar novos investimentos e garantir o acesso da população pernambucana à água e saneamento básico.
O projeto aprovado por representantes das Microrregiões de Água e Esgoto prevê o investimento de R$ 18,90 bilhões e a universalização dos serviços de até 2033. O texto também traz a estabilização da Compesa atuando na produção e tratamento de água e contratação de concessionárias em cada microrregião.
A estimativa é que a consulta fique aberta até 7 de fevereiro e receba contribuições da sociedade civil, assim como dos prefeitos. A participação podem ser feitas por escrito ou nas audiências públicas que vão ser realizadas no período.
As propostas escritas podem ser feitas por e-mail, no endereço dialogopublico.saneamneto@sepe.pe.gov.br, e as minutas e documentos referentes aos estudos estão disponíveis no sítio eletrônico www.srhs.pe.gov.br.
Já as audiências públicas já têm datas para serem realizadas. Em Recife, no dia 15 de janeiro, em Caruaru no dia 16 de janeiro, Petrolina em 21 de janeiro e Salgueiro em 22 de janeiro.