Primeira morte por Covid-19 em Pernambuco em 2025 é registrada

(Foto: Reprodução)

Pernambuco confirmou a primeira morte por Covid-19 de 2025. O paciente, um idoso de 84 anos residente em Nazaré da Mata e portador de problemas cardíacos, desenvolveu Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) devido ao coronavírus. A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) na última sexta-feira (31).

Entre 29 de dezembro de 2024 e 25 de janeiro de 2025, foram registrados 2.568 casos leves de Covid-19 e 20 casos graves de SRAG no estado. No mesmo período de 2024, Pernambuco contabilizou 9.985 casos leves e 83 casos graves de SRAG, além de 33 óbitos.

A SES-PE reforça a importância das medidas preventivas e de controle, especialmente devido ao aumento na circulação do vírus nesta época do ano.

Em janeiro de 2025, o Brasil registrou o maior número de casos de Covid-19 dos últimos dez meses, com 23.512 infecções contabilizadas, de acordo com o Ministério da Saúde. Nas primeiras quatro semanas do ano, houve um aumento de 68% nos diagnósticos em comparação a dezembro, totalizando 72.846 casos.

Prevenção e cuidados

Para sintomas suspeitos, como febre, tosse e dor de garganta, recomenda-se aguardar entre 48 e 72 horas antes de realizar o teste, disponível em unidades básicas de saúde, UPAs e policlínicas. Caso o resultado seja positivo, é necessário cumprir isolamento por sete dias. Se optar por um novo teste no 5º dia e o resultado for negativo, o isolamento pode ser encerrado antes.

É essencial manter o uso de máscaras, higienizar as mãos regularmente e garantir que o cartão de vacinação esteja atualizado, especialmente para crianças, idosos e grupos prioritários. A vacinação é conduzida pelos municípios, que têm autonomia para definir as ações e facilitar o acesso ao imunizante.

Fonte: Reprodução das informações Rádio Cidade 997 Caruaru

Você vai tomar a vacina contra a Covid 19 ?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

+ lidas