(Foto: Divulgação/PF)
Uma operação integrada das forças policiais de Pernambuco e da Bahia resultou na erradicação de 13 mil pés de maconha no município de Carnaubeira da Penha, no Sertão de Pernambuco. A ação, realizada na última sexta-feira (04), envolveu a Polícia Federal de Pernambuco (PF-PE), o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI/PE) e a Companhia Independente de Policiamento Especializado da Caatinga (CIPE-BA).
As plantações foram localizadas a partir de levantamentos realizados previamente na zona rural do município. Além da destruição das duas roças, os agentes apreenderam uma espingarda artesanal. Todo o material foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Carnaubeira da Penha, que ficará responsável pela investigação.
Segundo estimativas da Polícia Federal, a plantação destruída impediria a produção de cerca de 4 toneladas de maconha, que alimentariam o tráfico de drogas não apenas em Pernambuco, mas também em outros estados do Nordeste. A operação faz parte de uma série de ações voltadas à repressão ao narcotráfico no Sertão, que vêm sendo intensificadas nos últimos anos.
De acordo com a PF, a redução da produção local tem forçado organizações criminosas a importar maconha do Paraguai — o que tem sido evidenciado pelo aumento no número de apreensões de drogas vindas do país vizinho. Ainda segundo os órgãos de segurança, o impacto dessas ações vai além da erradicação: elas também contribuem para desabastecer pontos de venda, reduzir conflitos armados e diminuir crimes associados ao tráfico, como roubos, homicídios e disputas territoriais.
Resultados de anos anteriores demonstram o alcance das operações:
2022:
1,6 milhão de pés de maconha erradicados
320 toneladas deixaram de ser produzidas
5 toneladas de droga pronta foram apreendidas
320 plantios destruídos
2023:
618 mil pés erradicados
124 toneladas deixaram de ser produzidas
168 plantios destruídos
2024:
1,37 milhão de pés erradicados
475 toneladas deixaram de ser produzidas
260 plantios destruídos
As forças policiais reforçam que o trabalho de inteligência continua em andamento, com o objetivo de identificar outros pontos de cultivo e intensificar o combate ao tráfico na região.