(Foto: Divulgação)
O estado de Pernambuco completou 14 meses seguidos de queda nos números de homicídios, com 251 registros de Mortes Violentas Intencionais (MVI), segundo dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social. Esse desempenho representa uma redução de 1,2% em relação ao mesmo mês de 2024, sendo o segundo menor índice desde o início da série histórica em 2004.
A diminuição nos crimes foi observada em diversas regiões do estado, com destaque para a Zona da Mata e a Região Metropolitana do Recife. Segundo a SDS, o resultado é fruto de estratégias integradas entre as polícias, uso de dados para monitoramento de áreas críticas e investimentos em ações de inteligência.
Outros indicadores também mostram evolução. Os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), que englobam roubos e furtos, registraram 3.563 ocorrências em junho, número que corresponde ao segundo menor patamar para o mês desde o início da série histórica.
No combate aos crimes envolvendo veículos, houve uma redução de 8,1% nos furtos, com 654 recuperações realizadas pelas forças de segurança, o que representa pouco mais de 42% do total subtraído. Também foram registrados avanços na repressão ao roubo e furto de celulares, com queda de 7,4%. Parte desse resultado está ligada ao uso da ferramenta Alerta Celular, que auxilia na localização de aparelhos e na responsabilização de receptadores.