A cidade de São Joaquim do Monte, Agreste pernambucano, se prepara para a 26ª Romaria do Frei Damião, que acontece entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro. O evento atrai romeiros de todo o Nordeste.
Uma vasta programação está sendo preparada e a maratona das celebrações começa sempre cedinho, durante os festejos da Romaria. As atividades começam com o Oficio da Imaculada Conceição, que quase sempre é sucedido de uma celebração eucarística ou pelos cânticos das Santas Missões.
Compõem ainda a diversificada programação, confissões, terços e louvores, entre outros momentos de reflexão. Houve investimento na infraestrutura adequada para receber mais de 100 mil romeiros.
O principal dia da festa será no domingo, 1º de setembro, quando a cidade recebe caravanas de diversas cidades do Nordeste.
A procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores, considerada padroeira dos romeiros, percorre as principais ruas da cidade. Durante o percurso muitas são manifestações de fé, alguns caminham descalços, outros rezam o terço, alguns apenas acenam com o chapéu de palha em sinal de agradecimento.
Ao final da procissão, a missa de encerramento é realizada com cânticos festivos feitos especialmente para a romaria. O momento de meditação é sempre sobre os ensinamentos do Frei Damião.
Foto: Jônata Daniel/ASCOM Romaria