Saguis debilitados são vistos em sítio de Aldeia

Pelo menos três macacos da espécie sagui foram vistos esta semana apresentando problemas na locomoção em um sítio localizado na PE-27, em Aldeia, Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife (RMR). O local fica a cerca de 10 quilômetros do condomínio onde 14 saguis foram achados mortos no final de dezembro em Camaragibe, também na RMR.

Um dos animais deverá ser recolhido nesta sexta-feira (10) em uma ação integrada entre a Vigilância em Saúde de Abreu e Lima, Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), segundo a prefeitura da cidade. Os outros dois, que apresentavam os mesmos sintomas, não foram mais localizados.

“O caseiro me informou e quando presenciei achei estranho. O sagui não conseguia se mexer, nem passar de galho em galho. Era como se afetasse sua parte neurológica”, disse. Ele acrescenta que orientou o funcionário e a família a não tocar no animal até as autoridades chegarem ao sítio.

“Como é um sítio e perto da Mata Atlântica, a gente preserva bastante. Colocamos alimentos para os saguis e outros animais. Eles sempre vêm saudáveis, brincando, pulando e comendo. Por isso tive o cuidado de gravar e buscar um diagnóstico da situação”, acrescentou Nilson, que mora em Camaragibe, a cerca de 25 quilômetros da granja.

Em contato por telefone, o diretor de Vigilância em Saúde de Abreu e Lima, Clodoaldo Borba, informou à reportagem que a prefeitura recebeu a notificação nessa quinta-feira (9) e articulou o caso com a SES-PE e a Cipoma. “O animal deve ser encaminhado para o Cetas [Centro de Triagem de Animais Silvestres]. A suspeita inicial é que possa ser herpes vírus, raiva, febre amarela ou envenenamento”, esclareceu. O resultado do laudo deverá sair em 20 dias.

Fonte: Folha PE

Você vai tomar a vacina contra a Covid 19 ?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

+ lidas