A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza, a partir desta quinta-feira (06), a Operação Independência 2018 nas rodovias federais de Pernambuco.
A ação segue até o domingo (09) com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito e reduzir acidentes graves, a partir do reforço na fiscalização, nas abordagens educativas e na atividade de policiamento.
Para coibir o excesso de velocidade, a PRF irá fiscalizar com equipamentos de radar portáteis, em horários e locais de maior incidência de acidentes. Já o enfrentamento à embriaguez no trânsito contará com o apoio de equipes da Operação Lei Seca.
O motorista que estiver sob efeito de álcool estará sujeito a uma multa no valor de R$2.934,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e poderá ser encaminhado à delegacia de Polícia Civil, de acordo com o índice verificado no bafômetro.
O feriado de 7 de Setembro marca a abertura do verão no Nordeste e tende a aumentar o fluxo de veículos na BR-101 Norte e Sul, que leva às principais praias do litoral. A estimativa das concessionárias Rota do Atlântico e Rota dos Coqueiros é de que cerca de 100 mil veículos circulem em direção às praias do Litoral Sul, entre esta quinta-feira e domingo.
Durante as abordagens, será verificada a documentação pessoal e do veículo, se todos utilizam o cinto de segurança ou o dispositivo de retenção para crianças, bem como se há alguma restrição para seguir viagem. Antes de pegar a estrada, o motorista deve realizar uma revisão dos principais itens do automóvel, como pneus, sistema de freios e deiluminação, nível do óleo do motor e do fluido do radiador.
As ações educativas visam orientar motoristas e passageiros sobre o papel de cada um para um trânsito mais seguro.
Durante as abordagens, serão repassadas informações sobre os principais tipos de acidentes e como evitá-los, dentro de um ônibus adaptado para a realização de palestras e exibição de vídeos.
O combate ao crime contará com o apoio do Núcleo de Operações Especiais da PRF, para coibir assaltos, porte ilegal de arma, receptação de veículos roubados e o tráfico de entorpecentes.