Após o encerramento das votações em Pernambuco, a avaliação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) foi de uma eleição tranquila. A afirmação veio do presidente da instituição, Frederico Neves, em coletiva de imprensa realizada no Recife, na tarde deste domingo (15).
“Gostaria de agradecer ao cidadão e à cidadã de Pernambuco, que exercitaram esse ato fundamental de cidadania de forma pacífica e ordeira. Nós, pernambucanos, demos um exemplo de comportamento sério, comprometidos com a democracia”, disse ele.
Segundo o TRE-PE, das 18.771 urnas eletrônicas presentes no Estado, 211 precisaram ser substituídas por defeito técnico, o que representa 1,1% do total. As substituições, no entanto, ocorreram sem perdas de dados e prejuízos aos votos registrados.
O órgão notificou ainda falta de energia em seis locais de votação, nas cidades de Jaboatão dos Guararapes, Glória do Goitá, Panelas, Pesqueira e São Lourenço da Mata. Nesses casos, são acionadas as baterias das urnas enquanto a energia é reestabelecida.