(Foto: Reprodução)
De acordo com o Ministério da Saúde, a partir de agora, pessoas que estejam com Covid-19 podem ter o período de isolamento reduzido de 10 para cinco dias no Brasil. Isso é válido para as pessoas que estejam sem sintomas respiratórios, sem febre por um dia, sem usar o antitérmico e que tenham resultado negativo em teste RT-PCR ou antígeno.
A medida anunciada nessa segunda-feira (10), aponta que as pessoas que tenham sintomas leves devem manter isolamento mínimo de sete dias sem teste. No caso de no quinto dia essa pessoa tiver mais sintomas respiratórios e todos os outros requisitos, pode fazer um novo teste e em caso de dar negativo, pode sair do isolamento.
Já o paciente que continuar com sintomas leves e febre, deve repetir o teste no sétimo dia. Em caso positivo, o paciente segue em isolamento até o 10º dia e só sair se não apresentar mais nenhum sintoma.
Passados os 10 dias, o Ministério da Saúde destacou que não é mais preciso realizar testes e pode sair da quarentena. A orientação do Ministério afirma também que o paciente deve contar os dias a partir do início dos sintomas.