(Foto: Divulgação)
Neste domingo (22), chegou ao fim o estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), decretado em função da pandemia de covid-19 no Brasil. A portaria com a decisão foi assinada em 22 de abril e previa o prazo de 30 dias para adequação dos estados e municípios.
De acordo com o Ministério da Saúde, por conta da vacinação, o Brasil registra queda de mais 80% na média móvel de casos e óbitos pela covid-19, em comparação com o pico de casos originados pela variante Ômicron no início deste ano. Em nota, o Ministério informou que as áreas técnicas avaliaram os critérios epidemiológicos e o avanço da Campanha de Vacinação. Dessa forma, foi constatado que o país não está mais em situação de emergência de saúde pública nacional.
O Ministério da Saúde também afirma que nenhuma política pública de saúde será interrompida, apesar do fim do estado de emergência no país. O governo continuará dando apoio aos estados e municípios em relação à continuidade das ações que compõem o Plano de Contingência Nacional.Chega ao fim estado de emergência em saúde pública no Brasil