(Foto: Reprodução)
O Ministério da Saúde confirmou que o Brasil registrou o primeiro caso de cólera dos últimos 18 anos. O paciente é um homem, morador de Salvador, com 60 anos. Ele foi diagnosticado, segundo a pasta, em março deste ano.
Ainda de acordo com o Ministério, considerando o período de transmissão da doença, desde o último dia 10 ele não transmite mais a cólera. Todos os dados constam em uma nota técnica divulgada pela pasta.
O documento também afirma que o homem não teria se deslocado para países com confirmações de cólera e a doença é considerada um caso de transmissão local e não importado. Vale lembrar que o último caso de cólera no Brasil foi registrado em 2005, de lá pra cá, os casos confirmados são de pacientes que estiveram em países com a doença ativa.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no primeiro trimestre deste ano, 31 países registraram casos ou declararam surto de cólera, no mundo. Até o fim de fevereiro, eram quase 80 mil casos confirmados e 1.100 mortes no planeta, causados pela cólera.