(Foto: Reprodução)
O novo boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), apontou que a Covid-19 está se espalhando para outras regiões do país. Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), nas últimas semanas, estavam concentrados em Goiás e São Paulo. No entanto, o novo levantamento aponta que houve aumento dos casos no Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e no Distrito Federal.
Diante desse cenário, Tatiana Portella, pesquisadora da Fiocruz, reforça a importância de estar em dia com a vacinação. “É muito importante que todas as pessoas dos grupos de risco — como idosos, crianças, pessoas com comorbidade — estejam em dia com a vacinação contra a Covid-19. A gente mantém as recomendações de sempre, como o uso de máscaras em locais fechados. Também dentro dos postos de saúde é importante usar máscara. E em caso de aparecimento dos sintomas, o recomendado é ficar em isolamento em casa, se recuperando da infecção, evitando transmitir esse vírus para outras pessoas.”
Outro vírus que circula no país é o rinovírus, sendo mais recorrente entre crianças e adolescentes de até 14 anos, principalmente nos estados do Centro-Sul, Nordeste e no Amapá. São Paulo, Sergipe e Distrito Federal, apresentam um aumento do SRAG causada pelo rinovírus.