Foto: Reprodução)
O Brasil deve oficializar nesta quarta-feira (18) a condição de livre da gripe aviária em aves comerciais, após completar 28 dias sem novos registros da doença em granjas. O período começou a ser contado após a desinfecção da propriedade em Montenegro (RS), onde foi confirmado o primeiro caso do vírus em produção comercial no país.
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), será publicada uma nota oficial declarando o fim do surto, e a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) será formalmente notificada.
Com a retomada do status sanitário, o governo pretende negociar com países que suspenderam as importações de carne de frango e produtos avícolas, solicitando a reabertura dos mercados. Mais de 60 países haviam imposto restrições às exportações brasileiras, incluindo o Japão, que nesta terça-feira (17) anunciou a suspensão temporária das compras de carne de aves de Santo Antônio da Barra (GO) e Campinápolis (MT), além de ovos férteis e pintos de um dia de Goiás e Mato Grosso.