A Secretaria de Saúde de Caruaru iniciou, nesta sexta-feira (01), a Campanha de Multivacinação. O objetivo é atualizar a vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, que se encontram com a caderneta incompleta, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.
A imunização acontecerá até o dia 31 de outubro, no Centro de Saúde Ana Rodrigues e nas Unidades Básicas de Saúde, das 7h30 às 16h30, para as localizadas na área urbana, e, das 7h30 às 15h30, para as que ficam na área rural. A meta do Ministério da Saúde é atingir, pelo menos, 95% do público-alvo.
Serão oferecidas vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.
A medida tenta melhorar as coberturas vacinais, que têm oscilado nos últimos anos. “Com a pandemia da Covid-19, todos os olhares têm se voltado para a imunização contra o coronavírus, mas é preciso lembrar que uma série de outras doenças também podem ser evitadas com a vacinação”, disse a coordenadora do PNI de Caruaru, Tatiane Lino.
DIA D
No dia 16 de outubro, será realizado o “Dia D” da Multivacina nas unidades Dr. Antônio Vieira, no Salgado, São João da Escócia I, III e IV, Rendeiras II/Morada Nova, Demóstenes Veras/Novo Mundo, Vassoural I, II e III e Santa Rosa II, III e IV, e no Centro de Saúde Ana Rodrigues, das 8h às 16h.
Para se vacinar, os pais ou responsáveis devem acompanhar as crianças ao local escolhido com caderna de vacina e CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS).