(Foto: Reprodução)
Segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgado nesta terça-feira (30), Pernambuco já soma 2.447 casos confirmados de dengue e 24.080 casos prováveis da doença somente em 2024. Dentre estes casos confirmados, 44 são graves e duas pessoas já morreram em decorrência da doença neste ano, uma em Tuparetama e outra em Moreilândia, ambos municípios no Sertão.
Em relação ao mesmo período do ano anterior o número de pessoas infectadas nos primeiros quatro meses do ano é 601,2% maior. O Boletim epidemiológico também contabilizou 391 casos confirmados e 3.646 casos prováveis de chikungunya em 2024, sem nenhuma morte até o momento. Além disso, há 431 casos prováveis de zika vírus em Pernambuco neste ano, mas nenhuma confirmação.
O público mais afetado pela dengue são homens e mulheres com idades entre 20 e 29 anos. Municípios como Recife, São José da Coroa Grande e Petrolina possuem alta incidência de casos. Além disso, a capital do Estado, Olinda, Paulista, Petrolina e outros municípios já registraram casos graves da doença.
Faixa etária para vacinação contra a dengue é ampliada
Apesar do crescimento de casos de dengue no Estado, há uma baixa procura da população pela vacina que previne a doença. Por isso, os 20 municípios pernambucanos autorizados pelo Ministério da Saúde a vacinar contra a dengue podem ampliar a faixa etária de acesso ao imunizante a partir desta terça-feira (29).
Com a ampliação, crianças e adolescentes com idades entre 10 a 14 anos poderão ser imunizadas. Anteriormente, a orientação era vacinar meninos e meninas com 10 e 11 anos.
Localidades beneficiadas: Recife, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Camaragibe, Abreu e Lima, Olinda, Chã Grande, Araçoiaba, São Lourenço da Mata, Chã de Alegria, Moreno, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Glória do Goitá, Fernando de Noronha, Pombos e Itapissuma.