Cerca de 8 milhões ainda não declararam Imposto de Renda em 2025

(Foto: Divulgação)

Aproximadamente 8 milhões de contribuintes ainda não regularizaram sua situação com o Leão. Até agora, 38.149.275 pessoas apresentaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) à Receita Federal, o que corresponde a 82,57% do total previsto para este ano.

De acordo com a Receita Federal, 58,8% das declarações submetidas até o momento têm direito à restituição, enquanto 21,8% devem pagar Imposto de Renda e 19,5% não têm saldo de imposto a pagar nem a receber.

A maior parte dos documentos foi elaborada por meio do software disponibilizado (83,6%), enquanto 11,2% dos contribuintes optaram pela declaração online, que armazena o rascunho na nuvem da Receita, e 5,2% utilizaram o aplicativo Meu Imposto de Renda em dispositivos móveis.

Um percentual de 49,5% dos contribuintes que enviaram sua declaração à Receita Federal utilizou a opção de declaração pré-preenchida, que permite baixar uma versão inicial do documento, necessitando apenas confirmar ou corrigir as informações. A escolha do desconto simplificado foi feita em 56% das declarações enviadas.

Desde o dia 1º de abril, a declaração pré-preenchida passou a incluir todos os dados disponíveis. No entanto, a inserção dessas informações sofreu atrasos devido à greve dos auditores fiscais da Receita. O período para a apresentação da declaração começou no dia 17 de março e se encerra às 23h59min59s do dia 30 de maio. O programa para geração da declaração está acessível desde 13 de março.

A Receita Federal projeta receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física este ano, representando um aumento de quase 7% em relação a 2024, quando houve 43,2 milhões de declarações entregues.

Fonte: Reprodução das informações Rádio Cidade 997 Caruaru

O que você mais curte em nossa programação ?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

+ lidas