(Foto: Lais Florêncio/Rádio Cidade)
A previsão climática da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) para abril, maio e junho de 2025 indica temperaturas acima do normal em Pernambuco. Já as chuvas deverão ser normais ou abaixo da média no Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife. No Sertão, o cenário é ainda mais seco, com precipitações inferiores à média histórica. Essas previsões foram feitas com base em modelos climáticos que analisam fatores como os oceanos Pacífico e Atlântico e padrões atmosféricos globais.
A elevação do calor está relacionada ao rápido aquecimento do Atlântico, que influencia as chuvas. Embora a previsão aponte para menos chuva, isso não descarta dias com chuvas intensas e períodos secos alternados, principalmente no litoral e Agreste. No Sertão, abril marca o fim da época chuvosa. No arquipélago de Fernando de Noronha, a tendência é diferente, com chuvas acima da média, mantendo-se mais úmido em comparação ao resto do Estado.
Conforme a Apac, Pernambuco pode esperar calor elevado e chuvas irregulares. Apesar do cenário seco, não se pode descartar a possibilidade de eventos extremos de chuva.