(Foto: Reprodução/Internet)
O governo, por meio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou nesta terça-feira (04), que o Produto Interno Bruto (PIB), cresceu 0,8% no primeiro trimestre de 2024, quando comparado com o último trimestre de 2023.
De acordo com o IBGE, a variação positiva foi puxada pelo setor de serviços, com destaque para o comércio, que cresceu 3% no período. Na sequência aparece o setor de Informação e Comunicação e de outras atividades de serviços. Outro setor que também contribuiu pro saldo positivo foi da Agropecuária que cresceu 11,3%. O destaque negativo vem da Indústria, com variação de -0,1%. No entanto, o número é considerado estabilidade.
Para Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, dentro do setor de serviços, algumas atividades se destacaram na alta do PIB ante o trimestre anterior: “O comércio varejista e os serviços pessoais, ligados ao crescimento do consumo das famílias, a atividade internet e desenvolvimento de sistemas, devido ao aumento dos investimentos e os serviços profissionais, que transpassam à economia como um todo”.