(Foto: Reprodução)
Um estudo apontou que, nos nove estados do Nordeste, este ano, entre 1.314 e 1.642 de nordestinos que nunca fumaram, poderão receber o diagnóstico de câncer de pulmão, destaca o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Isso revela que nem só o tabagismo pode levar a doença, mas que duas em cada dez pessoas podem ter a doença sem nunca terem acendido um cigarro.
Segundo a pesquisa, outras causas da doença podem ser a exposição ao gás radônio, fumo passivo, poluição do ar, exposição ocupacional (amianto, fumaça de diesel e outros produtos químicos), fatores genéticos, doenças pulmonares prévias e cigarro eletrônico.
E com base no estudo, o Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT) alertou que ensaios epidemiológicos revelam que de 20% a 25% dos casos de câncer de pulmão podem não estar ligadas ao tabagismo. O estado com maior prevalência de câncer de pulmão é o Ceará, com 13,65 casos por mil habitantes. O número mais baixo é na Bahia, com 7,87 casos por 100 mil habitantes.
Esses estados também têm os maiores índices de incidência da doença. Quando o tema é incidência, os estados com menor número são Alagoas e Sergipe.