(Foto: Reprodução)
O consumo de café no Brasil sempre foi uma tradição, mas recentemente essa paixão tem conquistado também os jovens chineses. Tradicionalmente conhecidos pelo consumo de chá, os chineses aumentaram significativamente as importações de café brasileiro nos últimos anos.
De acordo com Eduardo Heron, diretor-técnico do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), esse aumento se deve a uma mudança nos hábitos dos consumidores chineses. Nos últimos sete anos, o volume de exportação de café brasileiro para a China mais que dobrou, com um crescimento médio de 11% ao ano desde 2018. Em 2018, o Brasil exportou 180 milhões de toneladas de café para a China, e no último ciclo, esse volume saltou para 378 milhões de toneladas.
Outro fator que impulsionou as exportações brasileiras foi a queda na produção de café em países do Sudeste Asiático, como o Vietnã, devido a problemas climáticos na última safra.
Esse aumento na demanda chinesa provocou uma alta nos preços do café no Brasil. O valor do quilo do grão quase dobrou em um ano, passando de R$ 29,62 em janeiro de 2024 para R$ 56,07 em janeiro de 2025, com um aumento de 12,5% apenas no último mês, segundo o IGP-DI.