(Foto: Reprodução)
Nesta sexta-feira (16) o Ministério da Educação (MEC) lançou o Fies Social, com objetivo de financiar até 100% dos custos em todo os cursos das faculdades particulares voltada para estudantes de baixa renda.
O Fies Social foi criado para garantir condições especiais de acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para estudantes inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, segundo informou o MEC.
Os estudantes que possuem renda familiar per capita de até meio salário mínimo, o programa pode financiar até 100% dos custos cobrados pela instituição privada, entretanto nestes casos não será aplicado os critérios de definição percentual de financiamento estipulado pelo Fies comum. E o financiamento deve ser de acordo com os limites de valores fixados pelo programa comum.
A resolução estipula que pelo menos metade das vagas de cada processo seletivo seja reservada para os estudantes inscritos no CadÚnico com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. E que também seja reservada vagas para pessoas autodeclaradas pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. As regras passarão a valer a partir do processo seletivo referente ao 2º semestre de 2024.