O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRTB), desembarca no Recife, na manhã de hoje, para cumprir duas agendas. A primeira será um encontro com empresários durante um almoço do Lide/PE, que terá início a partir das 12h, no Mar Hotel, em Boa Viagem, na Zona Sul da capital. O tema em discussão será: “Os desafios do novo Brasil”. À tarde, na Câmara Municipal, Mourão vai receber o título de cidadão recifense em cerimônia solene no plenário da Casa. A proposta da homenagem foi apresentada em 2018, logo após a eleição presidencial, pelo então vereador Marco Aurélio (PRTB), atualmente deputado estadual.
Para ressaltar a homenagem, o parlamentar lembrou que o general da reserva serviu na Capital pernambucana entre os anos de 1982 e 1985. “Me sinto honrado em ter proposto o projeto e mais ainda em poder conceder o título de cidadão recifense ao vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão. É um homem que curte e gosta da Cidade. Foi isso o que me levou a conceder o título a ele. Esse título é um reconhecimento pelos serviços prestados nos quase três anos que Mourão serviu ao Exército aqui no Recife”, acentuou Marco Aurélio.
A entrega do título estava prevista para acontecer no último dia oito de março. No entanto, por conta de compromissos oficiais que necessitavam da presença do vice-presidente naquela data, o evento foi adiado. Na sede do Legislativo Municipal, a expectativa é que o presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), faça a saudação ao vice-presidente da República. O evento deve reunir autoridades e políticos pernambucanos.
Histórico
O general Antônio Hamilton Martins Mourão tem 65 anos e nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ele serviu ao Exército brasileiro por 46 anos. Durante sua vida militar, foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, cumpriu Missão de Paz em Angola e foi adido militar na Embaixada do Brasil na Venezuela. Comandou o 27° Grupo de Artilharia de Campanha em Ijuí (Rio Grande do Sul), a 2ª Brigada de Infantaria de Selva em São Gabriel da Cachoeira (Amazonas), a 6ª Divisão de Exército e o Comando Militar do Sul, estes últimos sediados em Porto Alegre. Deixou o serviço ativo em 28 de fevereiro de 2018 e filiou-se ao PRTB, sendo candidato à vice-presidência da República na chapa de Jair Bolsonaro (PSL). Mourão tomou posse como o vice-presidente no dia 1º de janeiro de 2019.
Foto: Pedro Ladeira/Folhapress