(Foto: Reprodução)
Nesse domingo (27), o Governo Federal passou a utilizar o WhatsApp para informar aposentados e pensionistas sobre o direito à restituição de mensalidades associativas descontadas indevidamente de seus benefícios. A medida busca alcançar mais de um milhão de pessoas que ainda não formalizaram a adesão ao acordo de ressarcimento.
As mensagens, enviadas de forma objetiva, orientam os beneficiários a solicitar o reembolso por meio do aplicativo Meu INSS ou pessoalmente em agências dos Correios autorizadas. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reforça que os comunicados são enviados exclusivamente pelo canal oficial do governo no WhatsApp, sem links, cobranças ou pedidos de informações sensíveis como documentos e dados pessoais. Ao fim da notificação, o beneficiário poderá optar por continuar recebendo atualizações sobre o processo.
De acordo com o balanço mais recente, cerca de 533 mil pessoas já foram ressarcidas, enquanto mais de um milhão (1.052.128) aderiram ao acordo até o momento. Além do envio de mensagens, bancos responsáveis pelo pagamento dos benefícios também passaram a informar os clientes sobre a possibilidade de restituição.
O reembolso está disponível para quem sofreu descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025 e apresentou contestação sem retorno da entidade envolvida no prazo de 15 dias úteis.