Já estão liberados o resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 na página do participante e no aplicativoEnem 2018 pela maior parte dos participantes. Prevista inicialmente para as 9h (horário do Recife), a liberação ocorreu mais de uma hora antes, por volta das 7h30.
Mas nem todos podem verificar; há uma exceção: quem não terminou o ensino médio e fez a prova para testar os conhecimentos – os chamados “treineiros – só verão as notas daqui a dois meses, em 18 de março. Isso porque o Inep, instituto que organiza a prova, prioriza a nota de quem usará o exame para tentar uma vaga no ensino superior no Sisu, pedir bolsa de estudos no Prouni ou tentar financiamento no Fies.
O Enem, utiliza o sistema de TRI (Teoria de Resposta ao Item), em que o mesmo número de acertos proporcione notas distintas, já que as questões têm pesos diferentes.
Para verificar o resultado, o candidato precisa preencher o CPF e a senha cadastrada na Página do Participante. De 22 a 25 de janeiro, os candidatos poderão utilizar a nota para se inscreverem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas nas instituições públicas de ensino superior, como universidades estaduais e federais. O resultado será divulgado dia 28, e o candidato terá do dia 30 ao dia 4 de fevereiro para realizar a matrícula nas instituições. Quem não for selecionado na primeira chamada poderá se inscrever para a lista de espera do dia 28 ao dia 4.
Em Pernambuco, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ofertará 6.972 vagas no Sisu, sendo 5.522 no Campus Recife, 1.020 no Centro Acadêmico do Agreste (Campus Caruaru) e 430 no Centro Acadêmico de Vitória (Campus Vitória).
Já a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) divulgou que oferecerá 3.980 vagas para os 1º e 2º semestres letivos. Serão 2.100 vagas no campus Dois Irmãos, 560 na Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), 720 na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (Uast) e 600 vagas na Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA).
O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) divulgou que vai oferecer 350 vagas no sistema. Já na Universidade de Pernambuco (UPE) serão 1.730 vagas divididas entre os polos deEscola Politécnica, Fcap e Santo Amaro, no Recife; além de Camaragibe, Serra Talhada; campus Arcoverde Garanhuns e Caruaru; Mata Norte, em Nazaré da Mata; Petrolina; Salgueiro e Mata Sul, em Palmares.