Jucazinho em Surubim é a única barragem em Pernambuco inserida como situação de alerta de risco. A informações são do relatório da Agência Nacional de Águas (Ana) sobre segurança divulgado no fim de novembro, em que mostra 45 barragens em risco no país.
O reservatório tem capacidade para armazenar mais de 327 milhões de metros cúbicos de água. Nesse cenário, o rompimento iria causar estragos até mesmo na cidade do Recife, que está há quilômetros de distância. No entanto, a barragem conta atualmente com pouco mais de 3% da capacidade total.
De acordo com a Ana, entre os problemas de Jucazinho estão as fissuras nos vertedouros laterais e nas chamadas ombreiras. O relatório técnico indica ainda que a bacia de dissipação não é suficiente para sustentar a vazão da água do rio.
A Ana descobriu ainda que o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) não tem plano de ação de emergência no caso de uma possível tragédia. A conta para sanar os problemas na barragem pernambucana em surubim é de R$ 40 milhões.
O Dnocs informa que parte das obras de recuperação já teriam sido implementadas, mas não finalizadas. Várias audiências públicas com órgãos governamentais foram realizadas para discutir o assunto. A reportagem da rádio jornal não conseguiu localizar um representante do governo de Pernambuco para falar sobre Jucazinho.
Diante da tragédia em Brumadinho, o Ministério das Minas e Energia promete fiscalizar e aperfeiçoar as leis.