(Foto: Reprodução)
Entre os dias 04 e 14 de novembro, a Polícia Federal desencadeou no Sertão mais uma etapa da Operação Terra Livre. Essa foi a nona operação deste ano, com o objetivo de identificar e destruir mais de 255 mil pés de maconha e aproximadamente 18 mil mudas da planta.
Na ocasião, a Delegacia em Salgueiro também apreendeu cerca de 68 mil quilos da droga pronta para o consumo. Além das cidades de Orocó, Salgueiro, Cabrobó, Ibimirim, Belém de São Francisco, Betânia, Carnaubeira da Penha, Floresta e Santa Maria da Boa Vista, também foram realizadas ações em algumas ilhas do Rio São Francisco.
Segundo a Polícia Federal, se esses mais de 255 mil pés fossem colhidos e chegassem ao mercado de consumo, seriam produzidas 85 toneladas de maconha.
Em 2023 inteiro foram mais de 600 mil pés erradicados, evitando a produção de 124 toneladas de maconha. Também foram destruídos 168 plantios. Já em 2024, já foram erradicados mais de 1,3 milhão de pés, evitadas a produção de 455 toneladas de maconha e destruídos 200 plantios. Este ano também, a PF apreendeu até o momento 4,2 toneladas de maconha pronta para o consumo.