(Foto: Divulgação/SDS)
A Operação Nordeste Integrado prendeu 92 pessoas em Pernambuco nos dias 7 e 8 de agosto. Foram 66 mandados de prisão cumpridos, além de 26 detenções em flagrante e a apreensão de cinco menores. A ação contou com 1.500 agentes no estado, o maior número entre os oito estados participantes, incluindo policiais militares, civis, bombeiros e equipes de inteligência.
Durante a operação, foram apreendidas 26 armas de fogo, sete armas brancas, munições, celulares, veículos, drogas como maconha, crack e cocaína, além de R$ 86,4 mil em dinheiro. Ao todo, 148 pessoas foram levadas às delegacias. Os crimes investigados envolvem homicídio, tráfico de drogas, associação criminosa, estupro de vulnerável e violência doméstica.
No Agreste, a operação foi realizada nas cidades de Santa Cruz do Capibaribe e Surubim. Segundo a secretaria de defesa social, o foco principal foi desarticular organizações criminosas que atuam de forma interestadual, especialmente em crimes como homicídios, tráfico de drogas e armas, roubos de veículos e cargas, além de assaltos.
No balanço geral da operação no Nordeste, foram mobilizados cerca de 6 mil profissionais nos estados de Pernambuco, Bahia, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Foram expedidos 510 mandados de prisão, busca e apreensão, com 443 cumpridos. No total, houve 320 prisões, apreensão de 87 armas, 40 veículos.