(Foto: Reprodução)
Pernambuco é o estado com a maior taxa de vítimas de homicídios dolosos do país, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). De acordo com o levantamento, que reúne dados referentes ao ano de 2024, foram 3.349 vítimas no estado, o equivalente a 35,1 mortes por 100 mil habitantes.
A estatística inclui homicídios dolosos (com intenção de matar), feminicídios, mortes causadas por intervenções policiais e seis ocorrências em unidades prisionais. O índice pernambucano é mais do que o dobro da média nacional, que foi de 17,1 mortes por 100 mil habitantes no mesmo período.
Apesar de liderar o ranking, o relatório aponta uma queda de 5,4% no número de homicídios em relação ao ano anterior. Em 2023, o estado havia registrado 3.531 vítimas, com uma taxa de 37,1 por 100 mil habitantes.
Os dados divulgados pelo FBSP acendem um alerta para a necessidade urgente de estratégias integradas e de longo prazo para conter a violência em Pernambuco, especialmente nas periferias urbanas, onde os índices se concentram.