Uma operação da Polícia Federal destruiu, no Sertão de Pernambuco, 554 mil pés de maconha, 114 plantios, 238 mil mudas da planta e apreendeu 114 quilos da droga pronta para o consumo. Este foi o resultado da terceira etapa da operação Fusarium, realizada entre os dias 21 e 30 de junho, com o objetivo de reduzir a produção e oferta de maconha na região. Ninguém foi preso.
Os plantios foram localizados através de levantamentos feitos pela Polícia Federal em algumas ilhas dos Rio São Francisco e na Região de Orocó, Cabrobó, Belém do São Francisco e Santa Maria da Boa Vista, além de áreas de caatinga em Salgueiro, Carnaubeira da Penha, Serra Talhada, Betânia, Parnamirim, Ibó e Floresta.
A operação contou com apoio operacional de duas aeronaves da Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal do Distrito Federal. Os policiais trabalharam com atuações em três frentes: equipes terrestre, aérea e fluvial.
A ação também contou com apoio do Exército, Polícias Militar e Civil de Pernambuco, Bombeiros e integrantes da Secretaria-Executiva de Ressocialização do estado.
De acordo com a Polícia Federal, caso os 554 mil pés de maconha fossem colhidos, prensados e colocados no mercado consumidor, daria para fazer 185 toneladas da droga.