Prazo para vacinação contra a febre aftosa em Pernambuco termina nesta terça-feira (30)

(Foto: Reprodução)

Termina nesta terça-feira (30), o prazo para produtores rurais de Pernambuco vacinar seus rebanhos contra a febre aftosa, que é obrigatória. O produtor que não imunizar seu rebanho ficará impedido de transitar com os animais, participar de eventos agropecuários e pagar multa. Além de adquirir o imunizante e vacinar os animais, é preciso fazer a declaração em um dos escritórios da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) ou no site adagro.pe.gov.br até o dia 15 de maio.

O produtor que perder o prazo até amanhã para vacinar e o do dia 15 de maio para fazer a declaração está sujeito a penalidades, como multas por cabeça de gado não vacinada e por propriedade. As vacinas adquiridas nas revendas autorizadas devem ser mantidas a temperaturas entre 2°C e 8°C (e transportadas para os sítios ou fazendas dentro de caixas térmicas com gelo).

A febra aftosa é uma doença transmitida por vírus, e altamente contagiosa, afeta principalmente os bovinos e bubalinos. O animal apresenta febre alta, perda de peso, dificuldade para pastar e queda na produção de leite. Além de poder afetar a saúde do animal.

Fonte: Reprodução das informações Rádio Cidade 997 Caruaru