(Foto: Divulgação)
Dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) apontam a alta do etanol, o álcool produzido a partir da cana-de-açúcar. No caso do etanol hidratado, que é usado diretamente como combustível nos motores dos carros flex, houve um aumento de 4,5% para o consumidor final, na média de todo o país. O etanol anidro, uma das versões do produto, é adicionado na proporção de 27% à gasolina, que, assim, fica mais cara.
Entre 10 e 16 de abril, a ANP divulgou que o litro do etanol chegou a custar R$ 5,241 na média nacional, aumento registrado durante uma semana. Os preços subiram em 22 unidades da Federação nesta semana, e os estados que mais sentiram o encarecimento do combustível foram São Paulo (6%), Goiás (5%) e Minas Gerais (4,8%).
A procura pelo álcool aumentou, em consequência da alta do petróleo no mercado internacional. Segundo especialistas, os principais motivos para o aumento envolvem dificuldades na colheita da cana-de-açúcar e na alta nos preços da gasolina, que fez os brasileiros optarem pelo etanol.