(Foto: Reprodução)
Nessa quarta-feira (22), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou que foram identificados os primeiros casos de Febre Oropouche no Estado.
O resultado foi apontado pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), e o vírus oropouche isolado, foi identificado nas amostras de exames realizados em dois pacientes, uma mulher de 45 anos e um homem de 35 anos, os dois residentes no município de Rio Formoso, Mata Sul de Pernambuco.
A doença é causada pelo vírus Oropouche, um arbovírus do gênero orthobunyavirus. Ela é transmitida aos humanos, principalmente, pelo mosquito do gênero culicoides, popularmente conhecido como muriçoca ou pernilongo.
Apesar do enfrentamento ser um pouco mais complexo que a dengue, por exemplo, algumas medidas podem ser adotadas como: evitar áreas onde há muitos mosquitos, usar roupas que cubram a maior parte do corpo e aplicar repelente nas áreas expostas da pele, além de manter a casa e o entorno limpos, uma vez que a muriçoca tem preferência por águas mais sujas.
Os sintomas são semelhantes ao da dengue, como febre, cefaléia intensa, dor retro-orbitária e mialgias, comum às arboviroses, porém até hoje não existe registro de óbito causado pela doença.