Seca prolongada leva 101 municípios de Pernambuco a situação de emergência

(Foto: Reprodução)

O governo de Pernambuco decretou situação de emergência em 101 municípios das regiões do Agreste e Sertão do estado, em decorrência da estiagem prolongada que tem comprometido os níveis dos reservatórios e afetado o sistema de abastecimento de água. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado nessa terça-feira (08) e tem validade de 180 dias.

O Decreto foi assinado pela governadora Raquel Lyra, com base em parecer técnico da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (SEPDEC), além de notas emitidas pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Compesa e Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca.

De acordo com o documento, os órgãos estaduais, federais e municipais devem adotar medidas emergenciais de forma conjunta para mitigar os efeitos da seca nas cidades afetadas.

Entre os municípios atingidos estão Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Serra Talhada, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Belo Jardim, Gravatá, Pesqueira, Toritama, Surubim, Santa Maria da Boa Vista, Ouricuri, Sertânia, Buíque, entre outros. A lista completa soma cidades das mais diversas regiões do interior, evidenciando a extensão da crise hídrica no estado.

A situação de emergência permite a adoção de ações mais ágeis para minimizar os impactos da estiagem, como a contratação de serviços, perfuração de poços, distribuição de água por meio de carros-pipa e outras medidas de socorro à população.

Fonte: Reprodução das informações Rádio Cidade 997 Caruaru

O que você mais curte em nossa programação ?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

+ lidas