(Foto: Divulgação)
A comissão de Assuntos Sociais do Senado, aprovou nessa terça-feira (12), o projeto de lei que estabelece a redução da jornada de trabalho sem a diminuição salarial. O texto foi aprovado por 10 votos a 2, e a proposta é do senador Paulo Paim (PT-RS) e do senador Weverton (PDT-MA). Após a votação o texto segue para a Câmara dos Deputados.
Segundo Paulo, a proposta busca garantir uma melhor qualidade de vida ao trabalhador e consequentemente maior produtividade melhorando a saúde mental e física dos empregados. O texto também apresenta uma exceção em que as horas que forem reduzidas podem ser compensadas conforme acordo prévio entre as partes. O senador Izalci Lucas (PSDB-DF), propôs também que o salário seja diminuído se a empresa estiver com dificuldades financeiras, mas o texto precisa ser aprovado em convenção coletiva sindical.
O projeto ainda indica que essa redução pode gerar novos postos de empregos em todo o país com a diminuição para 36 horas semanais, aproximadamente 6 milhões de empregos seriam criados.