(Foto: Reprodução)
A partir desta segunda-feira (17), o Brasil enfrentará mais uma onda de calor, conforme alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os estados que serão mais afetados incluem Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, com possíveis extensões para Goiás e Bahia.
No último sábado (15), Rio de Janeiro e Vitória já registraram as temperaturas mais altas, com 35,4°C.
Segundo a Organização Meteorológica Mundial, uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas máximas diárias superam em 5°C a média mensal por pelo menos cinco dias consecutivos em uma área ampla.
Além disso, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Defesa Civil de São Paulo, a capital paulista deve registrar temperaturas de até 33°C entre segunda e quarta-feira (19). Já no interior, cidades como Araçatuba podem atingir 37°C, enquanto Marília e Bauru superarão os 36°C.
Chuva no Sul
Enquanto isso, a região sul do país deverá enfrentar chuvas intensas. Entre este domingo (16) e quarta-feira (19), a previsão é de grandes acumulados de água no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e principalmente nas regiões oeste, sul, sudeste e leste do Paraná. De acordo com o Climatempo, os volumes de chuva previstos variam entre 40 mm e 80 mm, podendo ultrapassar 120 mm em alguns locais.