(Foto: Divulgação)
Durante sessão extraordinária realizada nesta segunda-feira (1º), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a convocação, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), de novas eleições para prefeito e vice-prefeito do município de Pesqueira, no Agreste do estado. A sessão, que abriu o segundo semestre de 2022, confirmou o indeferimento do registro e a inelegibilidade de Marcos Luidson de Araújo, conhecido como cacique Marquinhos Xukuru (Republicanos), por maioria de votos.
O líder indigenista recebeu 51% dos votos válidos, mas não pôde assumir o cargo por ter sido condenado pela Justiça Federal, em 2015, pela prática de crime contra o patrimônio privado, por incêndio a residência particular provocado em 2003, e considerado inelegível com base na Lei de Inelegibilidade (LC nº 64/1990). Desde então, o cargo vem sendo ocupado interinamente pelo presidente da Câmara de Vereadores, Sebastião Leite da Silva Neto, conhecido como Bal de Mimoso.
Devido o resultado da inelegibilidade do Cacique Marquinhos Xukuru, o TSE determinou novas eleições para prefeito e vice-prefeito de Pesqueira, que podem ser realizadas em 27 de novembro ou 11 de dezembro.